OAB/DF prestigia posse de Humberto Martins como corregedor do CJF

Brasília, 24/4/2014 – O presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, conselheiros seccionais e o ouvidor Antonio Nonato do Amaral Junior prestigiaram a posse do ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no cargo de corregedor-geral da Justiça Federal, nesta quarta-feira (23). Ele vai substituir o ministro Arnaldo Esteves Lima.

Humberto Martins disse que se sentia honrado com a oportunidade. “Mas é preciso mudar as instituições e introduzir inovações para que haja evolução no processo de transformação social”, destacou em seu discurso. “Contudo, temos que manter as boas práticas e expandir sua aplicação”. Exemplo disso, segundo ele, é a virtualização do processo judicial. “Essa inovação foi bem sucedida”.

O corregedor empossado destacou que para que haja essa melhora é necessária a união de forças. “A visão da Corregedoria-Geral não pode ser confundida meramente com a punição ou repreensão. Ao contrário, o próprio conceito de correição está diretamente ligado com a noção de retificação, ou seja, com a melhora do Poder Judiciário”, ponderou. “O objetivo da corregedoria não será apontar erros, mas colaborar e orientar as corregedorias locais, preservando as suas competências originárias e, principalmente, colaborando para unificar procedimentos e valorizar cada vez mais a magistratura do país, que muitas vezes não é compreendida”, destacou Humberto Martins.

A corregedoria é vinculada ao Conselho da Justiça Federal (CJF), presidido pelo ministro Felix Fischer, que é também presidente do STJ. Fischer agradeceu o trabalho realizado pelo ministro Arnaldo Esteves Lima à frente da Corregedoria. Ao dar boas-vindas ao novo corregedor, o presidente disse que “a Corregedoria-Geral continuará enfrentando desafios e oferecendo aos brasileiros uma Justiça célere e efetiva, pautada pelos mais elevados princípios éticos”.

Foto – Valter Zica
Comunicação social – jornalismo
OAB/Df