Seccional prestigia posse do desembargador federal I’talo Fioravanti no TRE-DF

Brasília, 19/8/2014 – O presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha participou da solenidade de posse do desembargador federal I'talo Fioravanti Sabo Mendes, na segunda-feira (18), como membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). Fioravanti assume a vaga deixada pelo desembargador federal Olindo Herculano de Menezes.

Ibaneis Rocha saudou o novo membro titular do TRE-DF. “Estamos vivenciando um momento de mudança, em que novos governantes serão eleitos. Ter membros como Fioravanti à frente do tribunal reforça nossa convicção de que temos uma Justiça célere e eficiente”.

O presidente do TRE-DF, desembargador eleitoral Romão C. Oliveira, conduziu a solenidade. O vice-presidente e corregedor do TRE-DF, o desembargador eleitoral, Cruz Macedo, cumprimentou os presentes e saudou o empossado. “O desembargador I´talo Mendes é daquelas personalidades que engrandecem qualquer instituição em que atua. Sua história reflete empenho e determinação que sempre o orientaram no exercício das atividades jurídicas”, declarou.

Durante discurso, o desembargador federal I´talo Fioravanti demonstrou satisfação em tomar posse como magistrado efetivo do TRE-DF. “Sinto-me honrado em integrar este Tribunal Regional Eleitoral, agradecendo a confiança que em mim depositaram os membros do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, ao indicarem o meu nome para compor a Corte do TRE-DF”, afirmou. O novo empossado disse ainda que, junto aos magistrados e servidores do TRE-DF, irá se esforçar para cumprir o papel constitucional e legal, que a população do DF espera.

CURRÍCULO
Natural de Diamantino (MT), I'talo Fioravanti Sabo Mendes tomou posse como Juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em 7 de agosto de 1998, pelo Quinto Constitucional, tendo sido indicado, em lista sêxtupla, pelo Ministério Público Federal (MPF) e, em lista quádrupla, pelo TRF1.

Graduou-se Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília em 1983. Recebeu o título de Mestre em Direito e Estado também pela Universidade de Brasília em 1987 e concluiu o Doutorado em Direito, Estado e Constituição, pela Universidade de Brasília em 2008.

Iniciou sua carreira como advogado militante, tendo sido Advogado da Consultoria Jurídica do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) entre 1983 e 1984. Em 1º de outubro de 1984 foi empossado Procurador da República, com exercício na Procuradoria da República do Distrito Federal. Foi Procurador Regional Eleitoral no Estado de Mato Grosso, no período de 03 de julho de 1987 a 22 de janeiro de 1988, e Procurador-Chefe da Procuradoria da República no Estado de Mato Grosso, no período de 03 de julho de 1987 a 22 de janeiro de 1988.

No período de 18 de outubro de 1988 a 02 de junho de 1993, foi Procurador Regional Eleitoral no Distrito Federal e então Procurador-Chefe da Procuradoria da República no Distrito Federal, no período de 23 de junho de 1989 a 9 de novembro de 1994, quando obteve destaque pela atuação no notório caso PC Farias. Antes de assumir o cargo de Juiz do TRF 1ª Região, atuava como Procurador Regional da República – 1ª Região, com exercício também na Procuradoria Geral Eleitoral.

Com informações do TRE-DF
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF