Caminhada pelo Dia de Combate às Drogas atrai 600 pessoas

Brasília – 28/6/2016 – No último domingo (26), cerca de 600 pessoas se reuniram no Eixão, próximo à quadra 102 Sul, para caminhada pelo Dia Internacional de Combate às Drogas. Organizada pelos movimentos sociais que atuam no combate ao uso de drogas, em parceria com o Governo do Distrito Federal, o objetivo principal do evento foi alertar a população sobre o consumo de álcool e outras drogas. A caminhada contou com o apoio da OAB/DF, representada pela Comissão Especial de Combate ao uso de Drogas.

Durante o evento, a presidente da comissão, Patrícia Nunes Naves, alertou para a necessidade dos pais estarem atentos aos filhos como forma de prevenir por meio do acompanhamento e da conscientização. “Ouvir as necessidades das crianças e dos jovens é o primeiro passa para ajudá-los a crescer saudáveis e em segurança. A orientação, por meio do diálogo começando em casa, ajuda a prevenir comportamentos de risco e consumo de drogas”, ressaltou.

IMG-20160628-WA0015[1]De acordo com Patrícia, o Dia Internacional de Combate às Drogas serve para lembrar da necessidade de combater os problemas sociais criados pelas drogas ilícitas. “Todos nós, como sociedade, temos que nos empenhar em proteger a juventude no mundo”, alertou. Participaram do evento, prestando assessoria jurídica como voluntárias, as advogadas Ana Beatriz Saraiva, Sâmara Derze e Rosana Mello.

Após a caminhada, que percorreu dois quilômetros, os participantes puderam prestigiar peças de teatro com a temática das drogas, encenadas pelos grupos do Centro Brasileiro Integrar e da ONG Salve a Si. Apresentações de dança, sorteios e diversas outras atividades foram oferecidas à população. Material informativo sobre os riscos do consumo de álcool e outras drogas, além de dicas nutricionais, também foram entregues aos participantes.

Para o organizador da caminhada, Bruno Moura, integrante da Frente Brasil Contra as Drogas, “levar informação à população sobre os malefícios das drogas, sempre pregando uma cultura de paz, é a melhor forma de combater este mal que assola as famílias”.

O evento contou com tendas instaladas por integrantes de grupos da sociedade civil que lutam contra as drogas, dentre eles Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos, Al-Anon e Amor Exigente, além de profissionais da saúde medindo pressão e índice glicêmico. Entre as autoridades, estiveram presentes a Secretaria de Segurança Pública, Márcia de Alencar, o Secretário de Justiça do DF, Marcelo Lima, e a presidente da Comissão Especial de Combate ao Uso de Drogas, Patrícia Nunes Naves.

Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF