OAB/DF promove II Congresso de Gestão Jurídica

Nos próximos dias 26 e 27 de setembro, a OAB/DF realiza o II Congresso de Gestão Jurídica do Distrito Federal. O objetivo do encontro, organizado pelas comissões de Gestão de Escritórios de Advocacia, de Empreendedorismo Jurídico e da Advocacia Jovem e Iniciante, é inserir advogados e advogadas, administradores e estudantes de Direito no campo da liderança e da gestão jurídica.

A presidente da Comissão de Gestão de Escritório de Advocacia, Érika Siqueira, explica que o assunto atualmente não é explorado nas faculdades de Direito. “Não nos é ensinado como negociar com um cliente, como fechar um contrato, como gerir o escritório com produtividade e eficiência. Os advogados saem da faculdade despreparados quanto aos assuntos relacionados à liderança e à gestão”, afirma ela, que está entre as palestrantes do encontro.

O congresso, que acontecerá de 18h às 22h, no dia 26, e de 7h30 às 20h, no dia 27, abordará temas como planejamento estratégico, liderança, precificação de honorários, gestão financeira, negociação com clientes, inovação, inteligência artificial e gestão estratégica e de processos.

Monica Simionato e Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay) farão as palestras de abertura, no dia 26. Professora universitária, com uma dezena de livros publicados no Brasil e na Itália, Monica Simionato falará sobre a neurociência da negociação aplicada à advocacia. Kakay, um dos criminalistas mais bem conceituados do país, contará aos participantes como se tornar um advogado de sucesso.

Confira a programa completa e faça sua inscrição aqui.

Liderança
No dia 27, o primeiro painel será focado na gestão de pessoas, com palestras do coach jurídico Afonso Paciléo; da sócio diretora da Performance Juris, Isis Fontenele, que falará sobre o impacto da liderança na profissionalização da advocacia; e da sócio diretora da área de consultoria da TOTVS JuriTIs, que discutirá o engajamento pela avaliação de desempenho. A mediação ficará a cargo de Áurea Christine Pinto de Barros.

Com o tema gestão de serviços, o segundo painel será mediado por karen Martensen Abuzzi e terá como debatedores Érika Siqueira, uma das organizadoras do congresso; Lara Selem, presidente da Comissão Especial de Gestão, Empreendedorismo e Inovação do Conselho Federal da OAB; e Samantha Albini, fundadora e franqueadora na Radar Gestão para Advogados.

Mediado por Letícia Mendes Moreira, o terceiro painel da manhã terá como tema o planejamento e a gestão financeira. Quatro palestrantes se dividirão entre temas como precificação de honorários, planejamento estratégico, negociação com o cliente e gestão financeira.

Participam do painel a professora e consultora Beatriz Machnick; o sócio-fundador da consultoria BÓREA, especializada em gestão de escritórios de advocacia; o diretor-tesoureiro da OAB/DF e sócio fundador do Dino, Siqueira e Gico Advogados, Paulo Maurício Siqueira; e o consultor Sílvio Barreto.

Inovação
Marketing jurídico, compliance, inovação e inteligência artificial dominarão a pauta da tarde, que termina com a apresentação de cases de sucesso. O presidente da Comissão de Empreendedorismo Jurídico da OAB/DF, Felipe Bayma, mediará o primeiro painel vespertino.

Entre os palestrantes está o consultor e sócio-diretor do Grupo Inrise, Alexandre Mota, que mostrará como se preparar para novos negócios. Em seguida, a administradora e professora Gabriela Fornells dará dicas de como competir em um mercado complexo. Fechando o painel, a advogada empresarial Larissa Bareato falará sobre o que é permitido e proibido na advocacia.

Às 15h, o debate é sobre relacionamentos interpessoais e compliance em painel mediado por Amanda Lopes Soares Sampaio. Quem abre o debate é a ex-chefe da Advocacia-Geral da União Grace Mendonça, seguida pelos advogados Emiliano Paes Landim e Wagner Osti, este último também professor de gestão estratégica jurídica pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro.

O terceiro painel da tarde tem como tema a tecnologia, a inovação e a inteligência artificial. A mesa será mediada pelo presidente da Comissão da Advocacia Jovem Iniciante, Caio Caputo, e terá entre os palestrantes Bruno Flecha, que falará sobre a segurança dos dados em escritórios de advocacia. Na sequência, farão suas exposições o diretor executivo da AB2L, Daniel Marques; o CEO e fundador da GAVB Consulting, Gustavo Brito; e Ticiana Amorim, da Growth Product Manager na Jusbrasil.

Cases de sucesso
O encontro termina com a apresentação de quatro cases de sucesso. Os palestrantes são dos escritórios Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga (José Eduardo Carneiro Queiroz); Barbosa Mussnich Aragão (André Macedo); Dias, Lopes & Barreto (Michele Dias); e TWT Info/Sacha Calmon ( Simone Rocha e Letícia Alves).

A inscrição custa R$ 80 para a advocacia e o público em geral. Para estudantes e advogados e advogadas com até cinco anos de inscrição na Ordem, o valor é de R$ 40. 

O encontro é patrocinado pela Thomson Reuters, FGV, CTfinancy Software Jurídico, CP&P Informática, Jusbrasil, Br Flecha, Silva Castro e Mello Franco, Dias, Lopes e Barreto, Azevedo Sette, Advocacia Dias e Souza, Mudrovitsch Advogados, Saraiva e Barros, ETT Informática, TWT Info, Publicações On Line e Ferraz O Gravateiro. Apoiam o evento FENALAW, ATAME, Comissão de Gestão Nacional de Gestão Jurídica da ABA e Comissão de Gestão Jurídica do Gama e Santa Maria.