Lidera capacita advogados a atuarem em casos de violência doméstica

Advogados e advogadas puderam participar dos cursos oferecidos pelo projeto Lidera, idealizado pela Polícia Civil do Distrito Federal e conduzido pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM). O projeto, entre outros aspectos, forma lideranças comunitárias e outros grupos sobre aspectos importantes do combate à violência doméstica, em especial a Lei Maria da Penha. O curso ocorreu nos dias 13, 14 e 15 de março, no auditório da DEAM

“Tivemos a oportunidade de entrar um pouquinho no universo de cada profissão. Para gente é um grande orgulho, a gente termina com uma sensação muito agradável. Estou muito satisfeita”, destacou a delegada-chefe da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), Sandra Gomes.

Em janeiro, o presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, firmou parceria com a DEAM para direcionar o Lidera, que é um curso para diversas áreas, aos advogados e advogadas do Distrito Federal. Para ele, “essa é uma parceria muito importante, que deve ser perene.”

Durante o curso, a delegada-chefe Sandra Gomes abordou pontos sobre as questões de gênero, violência contra a mulher e atendimento no âmbito da Polícia Civil e da DEAM. “Apresentei de onde vem essa violência, quais os fatores que concorrem para ela e fizemos um passeio nos aspectos jurídicos da legislação”, concluiu.

“Firmamos o compromisso de buscar todas as ações existentes no combate às formas de violência e de modo muito particular a violência contra a mulher. Esse curso de capacitação aos advogados e advogadas da OAB/DF é mais uma ação afirmativa”, declarou a presidente da Comissão Especial de Combate à Violência Familiar da OAB/DF, Lucia Bessa.

A advogada Patricia Zapponi, uma das organizadores do curso, assegurou que o Lidera pode ser modificado para diversos segmentos, e que em todos é possível a troca de saberes. “O projeto torna-se muito importante na aproximação em todos os segmentos. Nesse caso, tanto da delegacia quanto dos advogados interessados no tema”.

Cristina Tubino, conselheira Seccional e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF foi uma das palestrantes do curso. Cristina abordou “a ética do exercício da advocacia para a proteção da mulher”. “Falei sobre a participação do advogado, da ética na atuação, da defesa dos direitos das mulheres e acredito ser importante tratar desse trabalho conjunto junto à Polícia Civil”, destacou. “Que haja mais advogados atuando para entenderem e se conscientizarem quanto a questão do problema na violência doméstica”, concluiu.

A presidente da Comissão de Direito Notarial da OAB/DF, Polyana Mendes, foi uma das participantes do curso. Ela destaca que a Lei Maria da Penha precisa ser estudada em conjunto com a temática do Direito de Família, “pois nos traz uma abordagem muito ampla sobre a questão da violência. O que achei incrível foi que eles conseguiram definir advogados, psicólogos e delegados, tratando dessa temática”.

A DEAM e a OAB pretendem firmar mais parcerias para ofertar novos cursos. Acompanhe.