O advogado Roberto Freitas Filho foi escolhido pelo presidente da Rep√ļblica, Michel Temer, para¬†exercer o cargo de desembargador do¬†Tribunal de Justi√ßa do Distrito Federal e dos Territ√≥rios (TJDFT), na vaga do Quinto Constitucional destinada √† Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal. A nomea√ß√£o foi publicada no Di√°rio Oficial da Uni√£o desta quinta-feira (20), por meio de decreto.

Juliano Costa Couto, presidente da OAB/DF, diz que a escolha de Freitas se deu de forma democr√°tica, por meio de consulta p√ļblica √† advocacia realizada em outubro de 2016. “Nossa expectativa √© que Roberto Freitas mantenha seu compromisso com uma advocacia voltada para a defesa incondicional do Estado democr√°tico de Direito pelo qual sempre lutamos”, afirmou ao parabenizar o advogado. ‚ÄúDesejo √™xito e uma brilhante representa√ß√£o do quinto constitucional da OAB, como respeito √†s prerrogativas e anseios da advocacia‚ÄĚ, acrescentou Costa Couto.

Advogado h√° 24 anos, Roberto Freitas √© graduado em Direito pela Universidade Cat√≥lica de Santos/SP. Possui escrit√≥rio pr√≥prio, com foco de atua√ß√£o em Direito Civil, Penal e Trabalhista desde 1993. Mestre em Direito pela Universidade de S√£o Paulo (USP) e doutor pela mesma universidade. √Č p√≥s-doutorado ¬†pela Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos.

Consulta p√ļblica

Na consulta p√ļblica √† advocacia do Distrito Federal para forma√ß√£o da lista, 12 candidatos foram escolhidos. A vota√ß√£o foi encerrada no dia 25 de outubro, ¬†registrando 7.209 advogados votantes. Roberto Freitas figurou em sexto lugar na lista, contabilizando 1805 votos.

Depois disso, o Conselho Pleno da entidade se reuniu em sessão extraordinária e escolheu seis dos 12 candidatos. Nesta lista Freitas também figurou em sexto lugar, com 33 votos.

Com isso, a lista foi encaminhada ao Pleno do TJDFT que, por sua vez, escolheu três advogados, Eliene Ferreira Bastos, Roberto Freitas e Caroline Lisboa. Esta foi a lista encaminhada ao presidente Michel Temer.

7.209 advogados respondem à consulta do Quinto democrático

Seccional comp√Ķe lista s√™xtupla do TJDFT

Seccional entrega lista sêxtupla ao TJDFT

TJDFT forma lista tríplice para Quinto Constitucional