Salas de apoio facilitam o trabalho dos advogados e advogadas

Imagine seu escritório de trabalho com mais de 50 pontos de apoio espalhados por toda a cidade. É com este espírito que funcionam diariamente as salas de apoio da OAB/DF, espaços com computadores, copiadoras e outros serviços disponíveis para ajudar os advogados e advogadas a atuarem em seus processos.

Na sala de apoio à advocacia de Águas Claras, uma das mais novas da seccional, localizada no Fórum da região administrativa, pelo menos três profissionais do Direito entram pela porta a cada uma hora para redigir uma petição nos computadores, utilizar os serviços de peticionamento eletrônico e de certificação digital, além de tirar cópias de processos e documentos.

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior, esteve no espaço nesta terça-feira (16/7). “Muitos desconhecem a existência das salas de apoio, mas este é um dos inúmeros serviços gratuitos que a OAB/DF oferece para advocacia e que é mantido com os recursos das anuidades”, explicou.


O advogado Carlos Farias elogiou o serviço
prestado pelas salas de apoio à advocacia

O advogado Carlos Farias Pontes, de 72 anos, é um dos profissionais que utiliza as salas. Ele esteve na de Águas Claras, nesta terça-feira, para fazer um segundo certificado digital. “Não sei como teria sido possível resolver meu problema sem este apoio”, comentou ele, que elogiou o serviço prestado pela funcionária que o orientou. “Fui muito bem atendido”, disse.

O procurador da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Tarciso Rômulo Melo de Almeida, 47 anos, procurou a sala de Águas Claras porque precisava concluir uma petição e inclui-la no processo, mas só acessa o PJE em seu escritório. “Moro aqui ao lado e consegui resolver o que precisava”, contou ele, que informou ser um grande usuário dos serviços da OAB/DF. “Uso muito as salas e sou passageiro frequente das Vans, que representam para mim uma economia de tempo e dinheiro”.


O procurador Tarciso Almeida afirma que
usa com frequência os serviços da OAB/DF

As salas oferecem gratuitamente computadores com internet, suporte ao PJE, certificação digital, auxílio para a instalação de programas e impressão de até 10 páginas – acima deste valor, a cópia é cobrada ao custo de R$ 0,20 a cópia. São vendidos também tokens e CDs. “A sala é uma facilidade para quem precisa peticionar rápido”, comenta o funcionário da OAB/DF, Elton Ferreira. Conheça aqui todas as salas da seccional.

Sede provisória
Inaugurada em 2016, a sala do Fórum de Águas Claras vai dividir espaço, provisoriamente, com a sede da subseção, criada no final de junho (leia mais aqui). “Já nascemos como a maior subseção da OAB/DF. Daí porque o movimento aqui é tão intenso, se comparado ao de outras salas”, comentou o presidente da subseção de Águas Claras, Erick Gustavo de Góis, durante a visita desta terça-feira. “Estar presente aqui, ainda que provisoriamente, nos deixará ainda mais em contato com a advocacia”, completou.

 

Comunicação OAB/DF
Texto: Ana Lúcia Moura
Fotos:ValterZica