Na noite de segunda-feira (4), a Seccional do Distrito Federal esteve presente na cerim√īnia de posse da primeira diretoria da Associa√ß√£o Brasileira de Advogadas (ABRA), em cerim√īnia realizada no audit√≥rio do Conselho Federal da OAB. A diretoria da ABRA √© uma congrega√ß√£o de grandes nomes da advocacia do pa√≠s, que se organizaram para discutir e redirecionar a forma como as mulheres participam da pol√≠tica e defendem seus direitos.

Durante a posse, Juliano Costa Couto, presidente da OAB/DF, parabenizou a iniciativa. ‚ÄúDesejo vida longa a ABRA. Espero que esta congrega√ß√£o de talentos consiga conquistar seus ideais e fazer uma excelente gest√£o‚ÄĚ, disse o presidente.

A presidente da ABRA, Meire L√ļcia Coelho, destacou sua satisfa√ß√£o em assumir o cargo e agradeceu o voto de confian√ßa dado por suas colegas. ‚ÄúEstar √† frente da Associa√ß√£o √© um desafio, especialmente porque, como presidente, represento as aspira√ß√Ķes e reivindica√ß√Ķes das mulheres advogadas. Sabemos que, nos espa√ßos da advocacia, h√° muito ainda a ser feito para garantir a igualdade de g√™nero‚ÄĚ, observou.

A presidente ressaltou, ainda, que √© urgente uma mudan√ßa no cen√°rio nacional na porcentagem de mulheres no poder para que exista a representatividade. ‚ÄúSomos numerosas na advocat√≠cia e nas fun√ß√Ķes providas pelo m√©rito, por√©m, quase que n√£o somos vistas nos espa√ßos pol√≠ticos e ainda permanecemos em fun√ß√Ķes secund√°rias, al√©m do mais, somos menos indicadas para o preenchimento de cargos jur√≠dicos e pol√≠ticos‚ÄĚ. Por fim, Meire se disp√īs a trabalhar, considerando o que j√° √© realizado pela OAB/DF, no que se refere √† valoriza√ß√£o da mulher advogada.

Representando a diretoria do Conselho Federal da OAB, o diretor e conselheiro federal Ibaneis Rocha, parabenizou a iniciativa. ‚ÄúSa√ļdo a nova diretoria, pois tenho certeza que muito se esfor√ßaram para chegar at√© aqui. Desejo que tenham muito sucesso nesta caminhada que se inicia‚ÄĚ, afirmou.

Daniela Teixeira, vice presidente da OAB/DF, tamb√©m se disse muito satisfeita com a cria√ß√£o da ABRA. “A ABRA ter√° o importante prop√≥sito de discutir e ajudar a implementar a efetiva participa√ß√£o das advogadas nos √≥rg√£os de comando do sistema OAB. Seremos parceiras nessa empreitada‚ÄĚ,  disse a advogada que √© uma das grandes incentivadoras da mulher na pol√≠tica.

Fundada em setembro de 2017, a associa√ß√£o tem a finalidade de defender a ordem jur√≠dica, a Constitui√ß√£o Federal, a democracia, a cidadania e a √©tica. Al√©m de proteger e promover os direitos humanos, pretende dar assist√™ncia e orienta√ß√£o √†s advogadas na defesa de suas compet√™ncias, por meio de programas e a√ß√Ķes que enfrentem as desigualdades de g√™nero no mundo do trabalho e incentivem a participa√ß√£o pol√≠tica das mulheres.

A ABRA tamb√©m promover√° cursos, debates, confer√™ncias e semin√°rios relativos √† equidade de g√™nero; criar√° centros de media√ß√£o e c√Ęmaras de arbitragem para resolu√ß√£o de conflitos e realizar√° atividades de ensino e pesquisa, por meio do Observat√≥rio da Mulher Advogada, na elabora√ß√£o de publica√ß√Ķes e execu√ß√£o de programas e a√ß√Ķes sociais de cunho jur√≠dico.

Também participaram da solenidade de posse o ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Pedro Foltran; o presidente da Associação Brasiliense de Direito Processual Civil, Arnoldo Camanho de Assis; o membro honorário do CFOAB Cezar Britto; presidente da Comissão da Mulher Advogada, Cristina Tubino; o presidente da Associação Brasileira de Advogados, Esdras Dantas e a diretoria do Sabin.

Confira a composição da diretoria executiva e do conselho de administração da Associação Brasileira de Advogadas:

Presidente: Meire L√ļcia Gomes Monteiro Mota Coelho

Vice-presidente: Magda Ferreira de Souza

Diretora-administrativa: Deirdre de Aquino Neiva

Diretora-administrativa adjunta: Glaucia Emir dos Santos Lara

Diretora de finanças: Marília Aparecida Rodrigues dos Reis Gallo

Diretora de finanças adjunta: Nildete Santana de Oliveira

Diretora institucional: Erika Lenehr Vieira

Diretora de assuntos legislativos e da justi√ßa: Joana D’Arc Alves Barbosa Vaz Mello

Diretora de eventos: Veranne Cristina Melo Magalh√£es

Diretora acadêmica: Leny Pereira da Silva