Seminário Internacional Acessibilidade e Inclusão

O Tribunal de Contas da União (TCU) irá realizar, entre os dias 20 e 21 de setembro, no Instituto Serzedello Corrêa, um encontro que visa salientar a importância da inclusão de pessoas com deficiências na sociedade. Serão abordados temas relacionados às políticas públicas para as pessoas com deficiência; ao desenho universal para cidades inclusivas, bem como as tendências globais e os desafios para a implementação de políticas públicas inovadoras. O seminário discutirá, ainda, a participação social e os desafios da inclusão escolar da pessoa com deficiência e sua inclusão produtiva no mercado de trabalho.

O seminário contará, também, com a disponibilização de oficinas. São elas, libras, braille, audiodescrição, teatro, acesso à justiça, tecnologia assistiva e instituições e seus estatutos. Todas estas com vagas limitadas.

O idealizador do projeto, o procurador do Ministério Público de Contas junto ao TCU Sérgio Caribé conta que o intuito é exercer a interação sobre as diversas barreiras que comprometem o pleno exercício dos direitos das pessoas com deficiência. “É uma excelente oportunidade de se aproximar de um tema cada vez mais presente nas discussões jurídicas, sobretudo em face da recepção da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência com o status de norma constitucional e da promulgação da Lei Brasileira de Inclusão”.

Além das palestras e debates, será apresentada a peça teatral “Ninguém mais vai ser bonzinho” e promovido desfile de moda inclusiva. O evento contará também com espaços de vivência, sensibilização e exposições abertos ao público.

Inscrições gratuitas, clique aqui
Telefones para confirmação de presença: (61) 3316-7994 e (61) 3316-5034