Valorização da advocacia marca solenidade de entrega de carteiras

A entrega de carteiras, na tarde dessa quinta-feira (18), foi marcada pela valorização da advocacia diante dos obstáculos da profissão. O secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso, destacou a responsabilidade e missão social que os novos advogados têm a partir de agora. Veloso ressaltou que o advogado tem o dever de garantir o direito de defesa de qualquer cidadão. “Não existe democracia sem direito de defesa. Ser um advogado significa ser um guerreiro”, afirmou ele.

O orador da turma, Guilherme Pereira Lima, lembrou que novos desafios ainda surgirão na vida dos novos advogados mas que quando isso acontecer, devem olhar para trás e ver quantos êxitos já colecionam. “Sabemos que muitas oportunidades chegam camufladas de adversidades e quando as oportunidades camufladas surgirem, lembre-se da célebre frase do saudoso Ulysses Guimarães ‘Levantar-se depois de cair. ainda coberto de pó ou sujo de lama, isso é ser Homem. Quem tomba e não se ergue, não é digno de vitória'”, citou ao finalizar.

Severino Cajazeiras, paraninfo da turma, lembrou que a advocacia deve ser exercida com dignidade, independência e ética e, em seguida, enfatizou a importância do respeito. “Todos têm um valor fundamental e devemos defender o direito de cada cidadão”, afirmou ele. Cajazeiras lembrou dos serviços que a OAB/DF oferece aos novos advogados para dar apoio ao início da carreira, como o Escritório Modelo, os cursos oferecidos pela ESA, a Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante. “A OAB estará sempre ao lado de vocês, aqui é a casa de vocês”.

“Lutem pelo Estado democrático de Direito. O advogado está ali para garantir a Constituição, ele é indispensável à administração da justiça. Devemos construir uma justiça mais digna, mais célere, mais humana. Nós precisamos aqui de sangue novo, dessa vontade de mudar e de transformar”, finalizou o conselheiro federal ao dar boas vindas aos novos advogados.

Compuseram a mesa de solenidade o secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso; o conselheiro federal da OAB/DF, Severino Cajazeiras; o secretário-geral da CAA/DF, Maxmillian Patriota; o presidente da Subseção do Gama e Santa Maria, Amaury Santos; o presidente da Subseção do Núcleo Bandeirante, Sebastião Duque; os conselheiros, Janine Malta Massuda, Thais Riedel; Camilo Noleto, Ewan Teles Aguiar, Walter Coutinho, Wendel Faria; a secretária-geral da Comissão da mulher advogada,Thairane Silva; o secretário-geral da Comissão de Direito Sindical e Associativo, Douglas Borges; a secretária-geral da comissão de prerrogativas, Nilvania do Prado; o membro da Comissão de Direito e Assuntos Tributários, Ricardo Guedes; o advogado Maurício Gieseler ; o presidente da Comissão de apoio ao advogado iniciante, Tiago Santana.