A oradora Juliana Rabelo destacou a importância da Ordem para os novos advogados

Aos 37 anos e grávida do segundo filho, Luana Vieira Lacerda foi a primeira advogada a subir no palco do auditório da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) para receber a carteira que lhe dá o direito de advogar. Ela abriu a lista de entrega dos documentos a 62 novos advogados, na manhã desta quarta-feira (13/3).

“É uma grande emoção, porque este documento chega 18 anos depois de eu escolher outra área de formação, a de Relações Internacionais, e de me encorajar a encarar de novo a faculdade para fazer o curso de Direito, que sempre foi um desejo dentro de mim”, revelou Luana, após receber o documento das mãos do presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior.


Luana Vieira retornou à faculdade para realizar o sonho de fazer Direito

A emoção dela é a mesma descrita por Maria Berenice Carvalho Castro Souza, Juliano Teixeira Bastos e Juliana Gomes Rabelo, oradora da turma. Maria Berenice reativou sua carteira de advogada após 30 anos, quando exerceu a profissão e depois passou à magistratura. “É um novo começo, carregado de experiências”, comentou. Juliano Bastos, 34 anos, encarou o Direito como um ato de amor, mas que exigiu perseverança. “Foi muito difícil chegar até aqui”.  

Em seu discurso como oradora, Juliana Gomes Rabelo destacou a importância da cerimônia para os novos advogados. “Essa cerimônia é um rito de passagem repleto de gratidão, e a famosa carteirinha da OAB é o símbolo desta vitória. É o instrumento pelo qual poderemos realizar sonhos, mas é também um instrumento de mudança social com o qual poderemos defender os direitos dos cidadãos, fazendo valer a Constituição”, afirmou.

Ela ressaltou o orgulho que sente em estar ligada à seccional do DF. “Temos muitos motivos de que nos orgulharmos desta seccional: ela é a que tem a menor anuidade do país para advogados iniciantes e demostra que valoriza a mulher, porque metade do seu Conselho é composto por mulheres”. Dos 62 novos advogados, 38 são mulheres.

O direito do outro
A paraninfa Daniela Teixeira, conselheira federal e presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante da OAB/DF, resgatou a memória de quando recebeu sua carteira, no dia 18 de setembro de 1996, para deixar sua mensagem aos novos advogados. “Há 23 anos, eu estava sentada aqui, na segunda fila, terceira cadeira, e roubaram o carro do meu pai aqui fora. Preocupada, fui até ele, que me disse: ‘minha filha, hoje é dia de festa, hoje você recebe sua carteira de advogada’”, contou. “Vocês vão se lembrar desta cerimônia pelos próximos 23 anos, a roupa com que vocês estavam, quem veio falar com vocês e essa emoção de entrar aqui bacharéis e saírem advogados”, enfatizou.


Para a conselheira federal Daniela Teixeira, lugar pelo direito alheio é um sacerdócio 

Daniela Teixeira reforçou que advogar é falar pelo outro. “Lutar pelo seu próprio direito é grandioso, mas lutar pelo direito alheio é um sacerdócio, e vocês hoje entram para essa fraternidade. De hoje em diante, somos irmãos nesta missão de defender o próximo, uma missão que é sagrada”, afirmou. Ela lembrou o papel do paraninfo de condução para uma nova etapa. “A partir de agora, vocês têm uma responsabilidade imensa, e a maior delas é com o sonho, o sonho daquele réu preso que quer sair, o sonho daquele empresário que não quer que sua empresa vá à falência. Vocês vão lidar com aquilo que há de mais sagrado para a pessoa, que é o sonho, que é a sensação de paz. O advogado deve ser um instrumento de paz”, encerrou, em uma das cerimônias mais concorridas dos últimos tempos.

Participaram da mesa 26 representantes da diretoria e das Comissões da OAB/DF e suas Subseções, da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), além de ex-conselheiros e conselheiros federais. Estiveram presentes ainda à mesa o juiz Maximiliano Carvalho, do Tribunal Regional do Trabalho da 10a Região, e o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Distrito Federal, Carlúcio Coelho.


Mais de 100 pessoas lotaram o auditório da sede da OAB/DF

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior, destacou que a cerimônia é mais importante da Casa. “Tão felizes quanto vocês neste evento, estamos nós por estarmos com vocês. E assim tem de ser na advocacia. Não somos só advogados dos nossos clientes, somos, acima de tudo, advogados da sociedade”.

Ele citou a atual criminalização do advogado para deixar um conselho aos novos colegas. “Nós somos atacados porque estamos aqui para representar a democracia, para representar os cidadãos, para representar os nossos clientes. Então, tenham sempre a altivez para atuar em defesa de seus clientes”.

Saiba quem são os novos advogados:

Adriana Valeriano De Sousa
Amanda Rayanne Maciel Leite
Ana Paula Martins Barbosa
Andressa Costa Cruz Del Colli
Andressa Guedes Rodriguês
Anna Caroliny De Santana Silva
Ariadne Santos Da Silva Melo
Brenda Mayara Jesus De Sá
Camila Matos Da Motta
Camilly Dos Santos Souza
Carlos Eduardo De Sousa Martins
Carmen Argollo Gomes De Sá
Danilo Silva Lucindo
Darcilene Ferreira Soares
Diogo Renan De Souza Galeno
Eduardo Jannuzzi Martins Oliveira
Evanilton Nunes Chaves
Evelin Santos Prospero E Silva
Fernanda Nasario Gomes
Fillipe Soares Dall’ora
Flavia Batista Dos Santos
Gabriel Haloyn Mendes Abreu
Gabriel Vinicius Queiroz Guelfi
Helfer Da Luz Vieira
Honorato Batista Dos Santos Neto
Isadora Pereira Ferreira
Jéssika Steffany Castro Da Costa
Joao De Deus Mendes Rocha
Joao Francisco Fernandes Bueno
John Alysson Alexandre Barbosa
Jonas Sales Fernandes Da Silva
Jorge Luiz Xavier
Juliana Gomes Rabelo (Oradora)
Juliano Teixeira Bastos
Keilygh Gabriela Trindade De Souza
Kerollyn Nascimento De Andrade
Laryssa Thayana Dos Santos Conceição
Lorena Guimaraes Salviano
Lorenna Bourguignon Brunno
Luana De Oliveira Marinho
Luana Vieira Lacerda
Luciana Miranda Ribeiro
Luzardo Alves Freires
Maria Berenice Carvalho Castro Souza
Maria Clara Pessôa Léo
Mariana Freitas Mendes De Oliveira
Marlilene Do Amparo Nunes E Sousa Silva
Matheus Mendes Pereira
Mayara Patricia Reges Lourenço
Milena Marques Mendes Tavares
Nilton De Melo Vieira
Patricia Barbosa Da Silva Lima
Rafaelle De Mendonça Dos Santos
Renan De Souza Soares
Renata Jesus Da Costa
Renata Moreira Dos Santos
Rodrigo Bento De Andrade
Rodrigo De Sousa Avila
Rodrigo Machado Guimaraes
Silvana Maria Andrade Arrais
Thais Da Silva Cunha
Victtor Eduardo Britto De Moraes