Posse de comissões em Ceilândia é marcada por ato de repúdio à morte do advogado Roberto Caldart

Brasília, 26/5/2016 – A sessão solene de posse das comissões da Subseção de Ceilândia, realizada na noite de quarta-feira (25), foi marcada por manifesto de repúdio em razão da morte do advogado catarinense Roberto Caldart, na terça-feira (23), em pleno exercício da profissão. O secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso, leu nota de pesar e repúdio emitida pela Ordem e pediu um minuto de silêncio em homenagem ao advogado.

“Esse falecimento merece um enorme grito da advocacia. Nós, advogados, ao exercer o nosso mister, ao defender a sociedade, não podemos estar sujeitos a esse tipo de violência. Com tantos colegas reunidos, é emblemática essa manifestação. Todos nós podemos ser vítimas de tais injustiças”, ressaltou.

Conselheiros, membros de comissões da Seccional e advogados da Subseção compareceram em massa para o ato. “Nós devemos estar unidos sempre para defender as prerrogativas e o livre exercício da nossa profissão que é uma profissão de batalha, uma profissão de luta. E devemos continuar lutando”, disse Jacques Veloso.

O advogado Roberto Caldart representava clientes em uma falsa reintegração de posse, no município de Palhoça, na Grande Florianópolis, quando foi agredido violentamente, o que o levou à morte. Na manhã de quarta (25), a OAB/DF emitiu nota em que repudia veemente a agressão e lamenta o resultado fatal.

Para o conselheiro e presidente da Comissão de Combate à Corrupção, Antonio Rodrigo Machado, a situação atingiu toda a advocacia. “A violência cometida contra um advogado no exercício das suas funções ultrapassa a situação concreta e se torna uma ofensa a toda a classe. Todos os advogados brasileiros foram atacados com o que aconteceu em Santa Catarina”, disse.

Posse das comissões
Depois do ato, a sessão de posse continuou com apresentação do Hino Nacional Brasileiro e o juramento dos membros das comissões empossados. O presidente da Subseção de Ceilândia, Edmilson de Menezes, lembrou sua trajetória na advocacia, elogiou a atuação da Caixa de Assistência dos Advogados junto da Subseção e lembrou os novos membros sobre seus novos compromissos.

_MG_8173[1]“Temos um compromisso com a sociedade e com a classe. Temos que unir esforços para que possamos ter aqui um conselho da Subseção como tem em Taguatinga e em Sobradinho. Não é fácil alguém exercer um cargo na OAB”, Menezes.

O secretário-geral Jacques Veloso também alertou para a seriedade das atribuições do cargo de membro de comissão e pediu empenho dos empossados. “Esse compromisso foi feito com 36 mil advogados do Distrito Federal. Eu rogo a todos os senhores que levem muito a sério esse compromisso. Por meio das comissões é que nós temos o início dos principais debates dentro da nossa classe”.

O evento foi realizado no Teatro do Sesc da Ceilândia Norte e contou com apoio da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAA/DF) e da Caixa Econômica Federal (CEF).

Compuseram a mesa, além do secretário-geral da Seccional e do presidente da Subseção, o diretor-tesoureiro da OAB/DF, Antonio Alves Filho; o vice-presidente da Subseção de Ceilândia, Rodrigo Videres; o secretário-geral da Subseção, Leonardo Rabelo; o secretário-geral adjunto Newton de Oliveira; a diretora-tesoureira Cecília Viana Queiroz; o secretário-geral da CAA/DF, Maximiliam Patriota; o conselheiro da Seccional Adelvair Pego; o conselheiro Alexandre Queiroz; o conselheiro Pierre Tramontini; o conselheiro Thiago Machado; o conselheiro e presidente da Comissão de Combate à Corrupção, Antonio Rodrigo Machado; o conselheiro Cleider Rodrigues; a conselheira Fabiana Soares; o conselheiro Glauco Santos; o presidente da Subseção de Sobradinho, Márcio de Souza; o presidente da Subseção do Gama, Amaury Andrade; o presidente da Subseção de Samambaia, José Antonio; o presidente da Subseção de Taguatinga, Lairson Bueno; o presidente da Subseção de Planaltina, Dalton Neves; o presidente da Subseção de Brazlândia, José Severino Dias; e o gerente regional de Judiciário e Governo da CEF, Floriano Henrique.

Confira as comissões criadas e seus presidentes

Direito do Trabalho
Presidente: Jacinto de Sousa
Vice-presidente: Gustavo Suhet

Estudos do Novo Código de Processo Civil
Presidente: Enilde Neres
Vice-presidente: Vanessa Almeida

Combate a Violência Doméstica contra a Mulher
Presidente: Marilia Salerno
Vice-presidente: Gessyca Sousa

Advogada Mulher
Presidente: Otanylda Tavares
Vice-presidente: Flaviana de Moura

OAB Jovem da Ceilândia
Presidente: Bruno Gabriel de Lima
Vice-presidente: Gilberto de Araujo

Direito Previdenciário
Presidente: Jose Abel do Nascimento
Vice-presidente: Gilberto Amaral

Direitos Humanos
Presidente: Edilson Barbosa
Vice-presidente: Cleiton Libertado Fernandes

Direito Imobiliário
Presidente: Edson Alexandre
Vice-presidente: Enilde Neres

Advocacia Extrajudicial
Presidente: Bruno Leonardo
Vice-presidente: Jacinto de Sousa

Ciências Criminais
Presidente: Thiago Rodrigues
Vice-presidente: Wilmondes Carvalho

Direito da Família
Presidente: Gustavo Rodrigues
Vice-presidente: Laiana Veras

Direito Empresarial
Presidente: Elaine Maria
Vice-presidente: Otanylda Tavares

Ensino Jurídico
Presidente: Alberto Pereira
Vice-presidente: Alessandro Domingos

Saúde Pública
Presidente: Lindalva Amorim
Vice-presidente: Ivone Crispim

Direito do Consumidor
Presidente: Eronildo de Jesus
Vice-presidente: Larissa Ferreira

Comunicação Social – Jornalismo OAB/DF