Prerrogativas garantidas: PF designa delegado do dia para atender advogados na ausência de titular

Brasília, 3/3/2015 – A Seccional da OAB do Distrito Federal conquistou mais uma vitória em favor das prerrogativas dos advogados militantes na Polícia Federal. A partir de agora, os advogados deverão ser atendidos pelo delegado do dia na ausência do delegado chefe. Os pleitos foram acatados após reunião da Comissão de Prerrogativas da Seccional com o superintendente da Polícia Federal em Brasília, Elzio Vicente, no dia 24 de fevereiro, na sede da Polícia Federal.

O conselheiro seccional e membro da Comissão de Prerrogativas Wendel Lemes diz que a mudança representa uma conquista para os advogados que militam na área criminal. “Antigamente, os delegados responsáveis pelo inquérito tinham a orientação de que só eles poderiam despachar com os advogados que quisessem requerer documentos”, disse. “Mas, muitas vezes, esses delegados não estavam em Brasília, seja por motivo de viagens, diligências ou operações”, completou. Ele afirma que o delegado do dia pode assumir a responsabilidade somente para requerimentos de cópias e vistas dos autos.

A respeito de outros pleitos, como a colocação de aparelho de raio-x para ingresso dos advogados na superintendência, evitando assim a revista íntima, Elzio Vicente informou que aguarda aprovação do orçamento de 2015 pelo Congresso Nacional. Porém, para que os advogados tenham mais comodidade, o superintendente já solicitou a confecção de um armário para ser alocado na entrada do prédio.

Participaram da reunião os procuradores de prerrogativas Mauro Lustosa, João Paulo Oliveira e o corregedor-geral da Polícia Federal Valdinho Jacinto Caetano.

Comunicação social – Jornalismo
OAB/DF